A finalidade deste artigo é explicar coisas que normalmente são confundidas por falta de conhecimento:
Resolvemos escrever este explicativo, pois, como nosso volume de clientes é grande existe uma enorme variedade de níveis de compreensão da tecnologia empregada no rastreamento.
Para se ter uma idéia á alguns dias recebemos uma ligação de uma cliente nos dizendo que o rastreador era culpado pelo pneu furado de sua moto scooter, pois segundo ela nunca tinha furado e instalou o rastreador 2 dias antes e o pneu furou, ela mandou consertar e 3 dias depois furou novamente, portanto só podia ser o rastreador!
Contamos com uma equipe bem preparada com amplo conhecimento em rastreamento, mecânica e elétrica automotiva, conhecimento necessários para prestar suporte a nossos clientes no que diz respeito ao equipamento instalado.
Estamos preparados para dar suporte sério e confiável em qualquer problema que venha a ocorrer.
Para seu conhecimento vamos listar abaixo as principais dúvidas desse tema:
Rastreador causa problema na bateria da moto?
Essa é uma dúvida muito comum pois ela é disseminada pelos "mexânicos" e "eletrixistas" de plantão, normalmente quando dá algum problema elétrico em seu veículo ou você leva na concessionária ou na oficina do bairro.
Ambos os casos atualmente estão despreparados para lidar com a tecnologia do rastreamento, a concessionária porque o mecânico que lá trabalha é preparado e treinado pela empresa que o dispõe para primeiro: cumprir as obrigações exigidas pelo Cód. de Defesa do Consumidor e em segundo: trazer retorno financeiro através da venda casada entre a mão de obra e as peças originais, portanto o mecânico de concessionária é preparado para ser um substituidor de peças.
O treinamento que este recebe na fábrica, e vários treinamentos não são para ensinar a consertar e resolver problema e sim condenar um conjunto e "vender"outro pra você.
Exemplo: você tem problema de partida, fica verificado que é problema no motor de arranque.
Dentro esse motor contém escovas de contato que se desgastam normalmente e são substituíveis e bastante baratas, raramente custo superior a R$20,00 mais o mecânico da concessionária não troca isso e conserta o arranque danificado, ele vai dizer que tem que trocar o motor de arranque todo, portanto ele não conserta, só substitui .
Já o mecânico do bairro, esse é uma variedade de situações, desde aquele que nunca fez nenhum curso na vida, até aquele que antes era substituidor de peças da concessionária, então vai muito de sorte. Pois acredite, para cada profissional capaz, existem outros 50 que não sabem o que estão fazendo e seu veículo será cobaia e aprendizado para ele que com sorte pode resolver ou agravar seu problema .
Então voltando a bateria das motocicletas, vou explicar exatamente todas as possibilidades, mais tenho que levar em consideração que você não tem obrigação de entender e ser especialista, portanto vou dar uma breve explicação do funcionamento do circuito elétrico de uma moto:
Tudo começa no EXTRATOR que é um conjunto de bobinas que geram energia conforme o motor gira.
Essa energia é produzida com muitos picos alternados, portanto ela é irregular
As vezes muito baixa, as vezes muito alta e precisa passar por um regulador de voltagem.
Esse regulador pega a energia alternada e transforma ela em contínua.
Então esse fluxo constante de energia como se fosse "água", fica armazenado na "caixa dágua" que é a bateria do veículo e esta distribui para as torneiras (lâmpadas, buzina etc...) .
Dentro dela possui placas de chumbo que acumulam a energia, a qualidade dessas placas influem muito na sua vida útil, e para motocicletas as mais recomendadas são as da marca Heliar, pois apresentam uma grande durabilidade se comparada as demais para motos.
A vida útil de uma bateria pode variar de sua qualidade em média 8 meses a 1 ano e meio, podendo chegar até a 2 anos, tudo depende de como ela é usada.
O que influencia na durabilidade da bateria?
Vários fatores como a temperatura da região calor demais ou frio demais afetam diretamente o chumbo das placas de armazenamento.
As baterias de hoje vem descritas como FREE ou livre de manutenção, isso quer dizer que são blindadas e não como as de antigamente que deviam ser completadas com
solução de bateria liquido que as placas dentro ficam imersas, portanto hoje todas as baterias são mais "descartáveis" e para diminuir o impacto disso no meio ambiente elas são devolvidas como base de troca na hora de compra de uma nova, coisa que nem sempre é feita com as de moto, infelizmente!
Isso quer dizer:
As baterias de hoje tem tecnologia melhor, durabilidade menor, e preço mais baixo.
Portanto tudo se resume a custo benefício, o fabricante fazendo ela com maior tecnologia porém descartável e reciclável, consegue vender mais e ter reaproveitamento da carcaça.
Além do clima, a forma como você usa sua moto está diretamente ligada com a vida útil de sua bateria.
Já percebeu que uma bateria de celular é mais cara que a de uma moto?
Hoje elas usam o Lithium (Lítio) que é mais moderno e diferente do chumbo não se degrada da mesma forma sendo sensível somente aos extremos como carga demais ou carga de menos.
Já a bateria de sua moto continua usando a tecnologia antiga, por mais moderna que seja as baterias que você encontra nas lojas comuns por aí e pelo custo que você procura; a mais barata!
Existem baterias especiais mais não são essas que geralmente encontramos por aí.
Então as baterias de moto pra resumir funcionam assim:
Necessitam de fluxo constante, energia sendo gerada pelo extrator e sendo consumida pelas lâmpadas, buzina etc...
Se você deixa sua moto muito parada ou roda pouco, esse fluxo nunca é perfeito o que faz as placas de chumbo "atrofiar" e começar a não guardar a mesma capacidade de armazenamento.
Lembra do exemplo da caixa d'água?
Pois é quando você roda pouco a caixa só enche um pouco, no caso da bateria essa parte que não é enchida vai perdendo sua capacidade de armazenamento. Nesse caso as baterias são feitas para que a moto esteja sempre rodando, a caixa enche e esvazia o tempo todo e mantém um fluxo.
Bem, tudo isso que foi mostrado é pra te explicar uma coisa:
Nem a melhor bateria que você encontra por aí é eterna, ela tem uma vida útil e foi fabricada para ser assim.
Durar em média 1 ano e ser trocada, mais é comum cliente nos procurar com uma bateria com 2 as vezes 3 anos dizendo que foi o rastreador que causou problema.
Olha que só falei da bateria, as vezes o problema nem é esse, e pode ser:
Retificador com defeito, mesmo novo, pois essa peça elétrica também é bastante sensível, lembra a finalidade dela? regular as correntes irregulares?
Pois é, imagine o quanto essa peça sofre estresse elétrico e pode SIM apresentar problemas mesmo sendo nova.
O problema também pode ser fuga de corrente, o que significa que até mesmo uma lâmpada de má qualidade ou um fio descascado ou mordido pode gerar um pequeno curto, suficiente para acabar com a carga da bateria em alguns dias.
Nesse caso a única forma de solucionar é encontrar o problema, porém esse problema dificilmente será resolvido na oficina da concessionária, pois esse serviço gasta tempo técnico e não vende peças caras, então esqueça a concessionária a não ser que a ideia seja acionar a garantia, e obrigar a solução.
Bem, este artigo poderia ficar mais enorme ainda para explicar outras variáveis como problemas na ignição, relê de partida etc. e para descobrir é necessário um profissional extremamente capacitado.
Quando o profissional não consegue achar o problema, se tiver instalado um rastreador aí pronto!
Na hora o "mexânico" vai culpar o rastreador.
E ai? pode ser o rastreador?
É extremamente improvável, pois os equipamentos da Rastrobel são microprocessados o que significa que funciona com uma quantidade extremamente pequena de energia (000.01 Mha), ainda conta com um poderosa bateria interna que só se carrega com a energia alternada (aquela que é gerada antes de chegar ao retificador e a bateria) portanto ele só carrega a sua bateria interna enquanto a moto está rodando utilizando seu próprio retificador.
Para completar a cereja do bolo é a função Stop Sleep que adormece o aparelho se o veículo estiver parado e desligado, economizando assim a potente bateria interna do aparelho.
Portanto além do rastreador não precisar em nada da bateria do veículo, ele ainda tem sua própria e suficiente bateria que mantém a autonomia por semanas mesmo sem a moto funcionar.
Então se seu mecânico ou eletricista garantiu a você que era o rastreador, a quanto tempo ele
não faz um curso de reciclagem ou se coloca a par das novidades da tecnologia?
Pois rastreador causar problema em bateria de veículos é coisa de equipamentos ultrapassados a quase uma década, e como a finalidade é encontrar e resolver o problema, vamos eliminar a perda de tempo de procurar no lugar mais improvável a raiz do problema.
Se o profissional disser que é o rastreador, troque de profissional por alguém que consiga realmente resolver o problema e não desperdiçar o seu tempo.